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quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Rap Underground / Jazz Rap



é um sub-gênero do hip hop, que incorpora influências do estilo jazz, desenvolvida no final dos anos 1980 e início de 1990. As letras são muitas vezes baseadas em consciência política, afrocentricidade, e em geral altruísmo. All Music Guide escreve que o gênero "foi uma tentativa de fundir música Afro-Americana do passado com uma forma nova dominante do tributo, pagando ao presente e de revitalizar o antigo, ao mesmo tempo em que se expandiam os horizontes até o último momento. Musicalmente, o ritmo tem sido tipicamente os de hip hop, em vez de jazz, sobre o qual são colocadas frases repetitivas de instrumentação do jazz: trompete, contrabaixo, etc. A quantidade de improvisação varia entre os artistas: alguns grupos gostam de improvisar letras de músicas e solos, enquanto muitos do estilo jazz não.

Precursores

Nos anos 70, The Last Poets, Gil Scott-Heron e The Watts Prophets haviam colocado palavra falada e poesia com rima sobre faixas de apoio jazzy. Existem também paralelos entre o jazz e a improvisação de freestyle rap. Apesar desses tópicos diferentes, o jazz rap não surgiu como um gênero até o final dos anos 80.

A vinda do jazz à cultura hip hop


Apesar de o jazz rap ter alcançado pouco sucesso, o último álbum de Miles Davis (lançado postumamente em 1992), Doo-Bop, foi baseado em torno de batidas do hip-hop e colaborações com o produtor Easy Mo Bee, ex-companheiro de banda de Miles Davis Herbie Hancock, que retornou às influências do hip hop em meados da década de noventa, com o lançamento do álbum Dis Is da Drum em 1994. O músico de Jazz Branford Marsalis colaborou com Gang Starr DJ Premier em seu Buckshot LeFonque, projeto no mesmo ano.


No Brasil 

O rap brasileiro, que teve em seu início influências do hip hop old school, incorporou o jazz rap em algumas canções dos primeiros rappers que se dedicaram a fazer batidas diferentes em suas canções, como samplers, com misturas de MPB e influências de batidas eletrônicas de freestyle, que está presente em outros grupos de rap americanos, como Snap!. Assim foi feito por Thaíde e outros precursores do hip-hop no Brasil. Atualmente, poucos rappers usam este estilo de batidas. Exemplos de rappers da atualidade que tentam resgatar o jazz rap são o paulista Kamau e o cearense Ouriço. O jazz rap, no Brasil, foi ofuscado, em parte, devido a influência de estilos "mais pesados" de rap, como os do grupo Racionais MCs, e de uma influência maior do estilo rap underground, que se tornou maioria entre a cultura hip-hop no país

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